Sexta-feira, 6 de Novembro de 2009

O Passado e o Futuro de Portugal

          "Aquela longa praia lusitana", terra de Heróis e Descobridores, conhecida ficou pela sua gloriosa história. Fora o primeiro Império Global e o último a morrer.

          Em 1134, Portugal nasceu com as sucessivas vitorias do seu primeiro rei, D. Afonso Henriques. Muitos anos após grandes disputas entre Portugueses, Castelhanos e Mouros, em 1385 Portugal toma um novo rumo. Após a sua gloriosa vitória contra os Castelhanos, em Aljubarrota, Portugal iniciou a Era dos Descobrimentos. Primeiro veio a conquista de Ceuta onde os Brasões de Portugal bem "assinalados" ficaram. De seguida, toda a costa africana fora pisada por Portugueses. Após o grande feito de Bartolomeu Dias, a Índia foi descoberta por mar pelo valente Vasco da Gama. Poucos anos depois o Brasil, no sul da América, torna-se território português.

          Com tantas conquistas e vitórias, "espalhar a fé e buscar ouro" (frase de Infante D. Henrique) tornara-se lema de Portugal.

          Portugal não foi excepção na decadência dos maiores Impérios. O século XX, fora o século de morte do nosso glorioso Portugal Imperial. Os Portugueses, descendentes de Heróis e Descobridores, tão ilustres mantêm esquecidos e adormecidos no sudoeste europeu, o que transparece no Fado, preto e bem cantado, representando o seu luto e choro do seus tempos maravilhosos.

          Contudo, estamos no século XXI, e um novo caminho de prosperidade se constroí. Um caminho onde o passado vive lado a lado com o futuro. Jovens, é a nossa vez!! É a nossa oportunidade de tornarmo-nos novamente Heróis e termos esperança no futuro que se avizinha.

 

 

 

por Paulo Guilherme Peixoto

 

Publicado por Imperiopt às 19:41
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
1 comentário:
De Fernanda a 26 de Março de 2011 às 19:24
Boa tarde, estou estudando o convento de Cristo ( sua história principalmente focando o período manuelino..) para a minha conclusão do curso de História , sou brasileira e por isso não tenho muito acesso às obras de Portugal que estão presentes na Biblioteca nacional e nas faculdades, mas gostaria muito de poder me aprofundar no estudo dessa fantastica parte da história portuguesa.
será que vocês poderiam, por favor, me passar alguma obra digitalizada (arquivo, tese, artigo ou dissertação de mestrado) para eu utilizar ?
com a certeza de vossa compreensão...
muitissimo obrigada
deixo meu email para contato:
nandagiannini@yahoo.com.br

Comentar post

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

Luís Vaz de Camões

Pesquisar:

 

Autores do Blog:

» Paulo Guilherme Peixoto
» João António Peixoto

Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts Recentes:

O Passado e o Futuro de P...

O ANO DO ENGANO - 1477

Portugal

Fado do Estudante

25 de Abril de 1974

Vasco Santana

Descoberta da Terra Nova

Histórias de S. Lourenço

Portugueses no Japão

As Embarcações Portuguesa...

Os Descobrimentos

Mariza - Gente da Minha T...

Dulce Pontes - Canção do ...

Infante D. Henrique

A Ordem de Cristo

A Gente Lusitana

Análise Histórica:

Para entendermos determinado período ou personagem histórica, temos de mergulhar na mentalidade dessa época. É necessário penetrar nas causas, nas motivações, nos desejos, nas utopias ou ideias, no sentir, na visão de um povo, de um homem, ou de um grupo de humanos, para, de seguida, se poder compreender o significado da sua acção histórica. Trata-se de captar o centro de onde irradiaram os grandes fenómenos históricos.

Visitantes:


Estatísticas

Som:


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com